segunda-feira, 30 de novembro de 2009

"David" vence "Golias" em Honduras!



Como a metáfora é válida! A pequena Honduras venceu um gigante que demonstrou ter “pés de barro”.
Que gigante?
Os Estados Unidos, a ONU, a OEA, países da Europa, os países bolivarianos e amigos, a mídia etc.
Fiel à sua constituição, Honduras não temeu o terrorismo diplomático e publicitário. Soube ser soberana e não cedeu.
Entre os maiores opressores de Honduras estavam países cujos chefes de Estado fazem ou fizeram das constituições de seus respectivos países o que se diz popularmente na Itália sobre a metafísica: “A metafísica é uma coisa com a qual ou sem a qual o mundo vai tal e qual.”
Para os neo populistas latino americanos, a constituição do país é uma coisa com a qual ou sem a qual o seu governo vai tal e qual... Era o que desejavam para Honduras.
Outro aspecto do “cerco brutal” foi a descabida torção da “imparcial” mídia. Parecia, com raras exceções, um coral de várias vozes cantando na mesma partitura.
Honduras ficou praticamente sozinha. Mas não cedeu. Venceu!
Com a consumação das eleições, comparecimento expressivo às urnas e a vitória esmagadora do candidato mais oposto a Zelaya, todos os que se lançaram no ataque a favor do chavismo hondurenho estão com cara de tacho, embora alguns ainda esperneiem de raiva.
Serão eles realmente democráticos conforme propalam aos quatro cantos?
Parabéns Honduras!

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Professor lecionando de bermudas: livre ou alienado?

Folha de São Paulo, 17 de novembro de 2009
RIO
PROFESSOR PODERÁ TRABALHAR DE BERMUDA
A Secretaria de Educação do Rio autorizou professores e funcionários de ensino a trabalhar de bermuda. A ordem passa a valer hoje e vigora até o fim do verão. Os servidores não poderão vestir short, que é mais curto.


Fiquei estarrecido com a notícia! É a marcha para o nudismo que toca o seu curso.
O traje sempre representou uma manifestação da consideração para com a pessoa, a instituição, o ato etc. com a qual se relaciona ou do qual alguém participa.
Por isso num casamento, numa empresa que se preza, num encontro importante as pessoas buscam uma aparência que eleve e valorize.
Aliás, é muito interessante a propaganda da Cia do Terno, com suas lojas espalhadas por muitos recantos do Brasil:
“Boa aparência, ótimos negócios!”


A boa apresentação alça o valor da relação, seja de que gênero for.
Por que não aplicar este princípio ao ensino onde se formam os que conduzirão o Brasil de amanhã?
Imaginem grandes arquiteturas, graves cirurgias, complexas organizações conduzidas por pessoas de hábitos primitivos, que não sabem valorizar devidamente os aspectos sérios da vida, não percebem que a vida é uma luta e acreditam que todo o afazer humano tem que estar encharcado de prazer...
Você é um alienado, já ouço algum hedonista me atacar.
Prefiro ser educado, polido e elevado do que voltar ao tempo das cavernas onde os autênticos valores humanos, próprios de quem tem alma, de quem tem espírito, estão ausentes.



Quem é o alienado? Aquele cujo espírito predomina sobre o corpo material dominando-o e disciplinando-o, ou aquele cuja alma não conhece o que é elevação de espírito, requinte de maneiras, compostura de viver?